Se você chegasse em marte hoje e gritasse “marciano, vem cá!“, com certeza ele não responderia, pois não foi ele quem deu esse nome ao Planeta Vermelho.
Imagem da Internet
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, ficando entre a Terra e Júpiter. A 227 milhões de km do Sol, é um planeta formado por superfície rochosa e atmosfera rica em CO2. Representação de Marte, quarto planeta a partir do Sol. Em função de sua coloração, é chamado também de Planeta Vermelho.
O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”. A cor vermelha marcante fez com que os romanos o batizassem com o nome do deus da guerra, Marte. Os egípcios o chamavam de O Vermelho. Na Ásia, era a Estrela de Fogo.
Como surgiram os nomes dos planetas?
Os nomes de origem grega dos planetas são: Hermes, Afrodite, Gaia, Ares, Zeus, Cronos, Uranus e Poseidon. Os nomes que conhecemos hoje são de origem romana; assim, Hermes é Mercúrio, Afrodite é Vênus, Gaia é a Terra, Ares é Marte, Zeus é Júpiter, Cronos é Saturno, Urano é Urano e Netuno é Poseidon.
Como os sumérios chamavam os planetas?
As cinco estrelas dos sumérios ganharam novos nomes: Enki, a que se movia mais rápido, recebeu o nome de Mercúrio, o veloz mensageiro dos deuses. Vênus, a deusa da beleza, batizou a mais brilhante das estrelas, Inanna. A vermelha Gugalanna, cor do sangue, ganhou o nome de Marte, deus da guerra.
Quem são os sumérios hoje?
Sumérios são os habitantes ou as pessoas naturais da Suméria, Sul da Mesopotâmia, onde atualmente se localiza o Iraque e o Kuwait.
Perguntas e respostas localizadas no Google