Modern Breaking News Instagram Post (2)

Teatro Nacional conclui primeira etapa das obras, com foco nas normas de segurança

Interditado em 2014 por recomendação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público, o equipamento descumpria as exigências de funcionamento vigentes;

Em janeiro de 2014, o Teatro Nacional Claudio Santoro, na Esplanada dos Ministérios, teve suas portas fechadas. O equipamento, que é considerado um dos maiores e mais emblemáticos do país, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) por descumprir as normas vigentes de segurança e de combate a incêndio. Na época, foram enumeradas mais de 100 irregularidades.

O projeto criado pelo arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer na década de 1960 não previa saídas de emergência, reservatório de incêndio e escadas pressurizadas – itens essenciais com os quais o teatro passa a contar, agora, depois da obra de restauro, iniciada em dezembro de 2022 pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com investimento de R$ 70 milhões.

“Estamos assegurando com essa obra questões de segurança”, aponta o  subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), Felipe Ramón. “O teatro foi fechado exatamente por isso. As obras permitirão que as pessoas tenham uma saída de emergência rápida e sistemas de incêndio.”

Mais Inormações: Agencia Brasília
Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Tags: No tags

Comments are closed.