Na tarde de terça-feira 06/08/2024 a Deputada Distrital Paula Belmonte do Cidadania-DF, encaminhou ao plenário da CLDF uma idicação para a mudança do nome popular BURACO DO TATU para “Viaduto Marco Zero de Brasília” .
Em uma reforma da passagem que tem abaixo da Rodoviária do Plano Piloto, foi encontrado o Marco Zero, que foi implantado pelo Governo, na construção da nossa Capital, Brasília.
O viaduto que liga o Eixo Sul ao Eixo Norte, conhecido popularmente como Buraco do Tatu, localizado no Eixo Rodoviário (DF-002), ficou fechado para apenas uma limpeza e, a intervenção aconteceu no dia 18/04, pelo DER.
Fica a informação de Lúcio Costa foi escolhida para demarcação de todas as edificações e vias da cidade, que se encontrava encoberto pelo antigo pavimento de concreto. A “(re)descoberta”, esse ponto da história de Brasília passará a ser um dos pontos turísticos mais importantes de Brasília, cuja história atravessa as fronteiras da Capital da República, já que o seu conjunto urbanísticoarquitetônico possui o título de patrimônio mundial da humanidade, cujo projeto foi assinado pelo urbanista Lucio Costa.
A pergunta que fica é: porque só agora, depois de uma limpeza, há a necessidade de mudança de um lugar que já tinha um nome popularmente conhecido por mais de 60 anos?