Imagem da Internet

Para que servem as pedras nos trilhos dos trens?

Imagem da Internet

Você já parou para observar as pedras sob os trilhos dos trens enquanto aguarda sua chegada na plataforma?
Esses pequenos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos, possuem uma função muito maior do que se imagina.

Não, elas não estão ali apenas por estética ou para preencher espaço. Essas pedras, mais do que um elemento paisagístico, são uma engenharia que garante segurança e estabilidade.
Muitos de nós passamos por elas diariamente, seja em viagens rotineiras ou aventuras esporádicas, sem reconhecer seu valor. Através deste artigo, vamos embarcar em uma jornada de descoberta sobre o lastro, compreendendo sua essencialidade nas ferrovias.
O lastro ferroviário é uma camada de pedras ou cascalho, geralmente composta de granito ou calcário, que é estrategicamente disposta sob os trilhos de uma ferrovia. A primeira vista, podem parecer meramente decorativas, mas na realidade são fundamentais para a estabilidade da linha.
Elas são responsáveis por distribuir o peso das composições ferroviárias, garantindo que os trilhos permaneçam estáveis e alinhados. Sem o lastro, os trilhos seriam facilmente deslocados ou deformados, especialmente sob o peso de trens pesados.
Além de sua função estrutural, as pedras do lastro também têm uma função prática muito importante: a drenagem. A capacidade das pedras de facilitar a passagem da água evita o acúmulo e a estagnação sob os trilhos, o que poderia causar danos a longo prazo.

Benefícios do lastro para a ferrovia

Um dos benefícios mais notáveis do lastro é sua capacidade de drenagem eficaz. A chuva, especialmente em grandes volumes, pode ser um problema para as ferrovias, causando erosão e outros danos, o lastro com suas pedras dispostas de forma compacta, permite que a água escoe facilmente, evitando problemas de encharcamento.
Além disso, em situações onde é necessário fazer reparos ou substituições nos trilhos, o lastro pode ser facilmente removido e depois recolocado. Isso significa que os trabalhos de manutenção podem ser realizados de forma mais rápida e eficiente.
Por fim, as pedras do lastro também contribuem para a redução do ruído. Ao operar, os trens produzem vibrações e ruídos, e o lastro ajuda a absorver parte desse som. Em regiões urbanas, onde o ruído pode ser uma preocupação, isso é especialmente valioso.

Fonte: Parece Curioso

Leia Mais: https://parececurioso.com/educacao/para-que-servem-as-pedras-nos-trilhos-dos-trens/

 

Tags: No tags

Comments are closed.